Em busca do self

Organizei-me para ser compreendido por mim. Queria mesmo descobrir cada pedaço desconhecido de mim e lhe dar um nome compreensível. Uma vez ou outra me encontrei perdido, toda vez que me adjetivava. Sim, me perdi por entre os limitantes e incoerentes significados dos adjetivos que me impunha. Por várias vezes me questionando se descrições breves poderiam me sustentar, e cada vez mais percebendo que não poderia estar dentro destas. “Atitude mais frívola não há, o querer compreender-se”, pensava eu.

Ví-me como alguém sem sentido, sem congruência. E na pior das reflexões, eu ví que sim. Essa falta de sentido significava, novamente, que algo existia. E que tanto havia sentido como eu não podia alcançá-lo. Conhecer o significado disto estava acima de mim, eu me encontrava em um plano que não o meu. E quem sabe talvez se “não fosse”, eu pudesse ser dono do meu sentido, pois só assim para eu caber nas propriedades que me dava.

Contudo, todo momento de introspecção por si só é um processo orgânico de gradação e evolução. O acesso do conteúdo do seu ser é realmente algo não imediato. Todas as reflexões levam a planos que sempre são passageiros. Um lugar onde se chega e se partirá.

E me afastando do início, pude compreender. Tomei consciência que cada vez que me limito, me expando. Meu vaso, delimitado por atributos no fundo e pelas bordas, cada vez mais tenho que preencher.

Tudo que dizia, eu disse, e foi organizado. Dentre os mais diversos e contraditórios predicados que me empregava, pude ver que apesar de opostos, faziam parte de mim e que isto, apesar de confuso, não significava uma descrição errada. Era somente a descrição exata de mim, afinal se não fossem reais não as compreenderia, e compreendendo, gosto da contradição.

A vida não examinada não vale a pena ser vivida.
Sócrates (470-399 a.c.).

Deixe aqui uma lembrança

